HISTÓRIA DO FONDUE: VOCê PREFERE DE QUEIJO, CARNE OU CHOCOLATE?

O fondue teve origem na Suíça. Com o passar do tempo, foi ficando cada vez mais elaborado. E da mesa dos camponeses suíços acabou ganhando os ambientes mais finos. A história do fondue se confunde a tantas outras receitas que foram melhorando com o jeitinho brasileiro.

São várias as curiosidades que encontramos na história do fondue. Como trata-se de uma iguaria refinada, seguir algumas dicas como a acompanhar com os melhores vinhos também contribui para se ter horas felizes. Acompanhe agora alguns segredos dos especialistas!

História do fondue 13 Dicas e curiosidades 

  1. Comer fondue, seja os três tipos mais conhecidos de uma vez só ou somente um deles requer todo um ritual. Panela certa, fogareiro no ponto, mesa bonita e lotada: de molhinhos para a carne, pãezinhos finamente cortados para o de queijo e frutas e bolachas waffle embebidas no rum para misturar ao chocolate quente. 
  2. A expressão fondue vem do termo francês. Já que a França faz fronteira com a Suíça. Seu significado é derreter ou fundir. 
  3. Dizem que a primeira vez que foi feita um fondue de queijo foi na Segunda Guerra Mundial. Mas há quem fale que foi bem antes. No século 18, talvez.
  4. Na Suíça, onde tudo começou, para os homens do campo que habitavam as regiões montanhosas era praticamente impossível ir pro centro das cidade em busca de alimentos. Como eles eram produtores de queijo, derretiam esse ingrediente pra comer com pão. Desta forma, tinham uma deliciosa comida quentinha pra se aquecer nos longos invernos. 
  5. Além de gostoso, o fondue é nutritivo. 
  6. Como os camponeses já faziam, até hoje o charme das receitas é mergulhar pedaços de pão no creme de queijo derretido. A carne vai no óleo quente – sendo que hoje alguns lugares servem a carne na pedra e o pedaço de fruta, no chocolate cremoso.
  7. O fondue de queijo fica uma delícia quando harmonizado com vinho brancos. Neste caso, as versões feitas a partir da chardonnay com pouco de madeira são a dica. 
  8. Já o de carne fica perfeito com vinho tinto. Experimente os mais suaves. Entre os vinhos tintos mais jovens, prefira os feitos com uva Merlot ou um italiano preparado a partir da uva Primitivo. 
  9. E com o de chocolate? Aí, a recomendação vai pros vinhos mais adocicados. Embora a decisão mais tradicional seja o bom e velho vinho do porto.
  10. Os queijos usados para fazer o fondue são gruyère, emental ou gouda. Mas saiba que outros como o  taleggio, brie ou camembert também dão um toque todo especial à receita. 
  11. No Estado de São Paulo, os melhores fondues são servidos em Campos do Jordão. Já no Rio Grande do Sul, o prato caprichado é encontrado em Gramado. É no interior catarinense que as sequências de fondue são uma atração à parte. 
  12. Hoje, é comum, as pessoas reunidas em volta da mesa brincarem de desafios. Quem derruba algo na panela cumpre uma tarefa decidida pelo restante do grupo. E assim a brincadeira e o comes e bebes vão longe!
  13. Atualmente, dizem que o fondue de chocolate é o mais popular do mundo. Mas esta receita só começou a agradar aos mais diversos paladares na década de 50. Foi um chef de cozinha de Nova York que o criou pra ser servido como sobremesa.

Onde provar um dos mais gostosos fondues do meio-oeste catarinense?

O restaurante do Hotel Renar, em Fraiburgo (SC), serve uma sequência de fondues de comer ajoelhado. No inverno, o prato é servido todos os dias, mediante reserva. Para quem faz a reserva para o fondue vale a pena consultar os valores de hospedagem, aproveitar o passeio e curtir o conforto do Hotel Renar.

Além disso, para você se aquecer no frio em clima europeu, o espaço também oferece uma variedade de sopas. O turista pode desfrutar de tudo isso escolhendo uma das opções da carta de vinhos especial. Aos finais de semana o Hotel Renar oferece cardápios variados com ingredientes típicos da região e da culinária Árabe.