5 SUGESTÕES DE ROTEIROS PARA APROVEITAR EM FAMÍLIA

Passar um tempo com a família pode ser uma missão difícil para diversas pessoas. Afinal, a rotina corrida faz com o que as experiências e o contato mais profundo com os familiares sejam reduzidos e, geralmente, reservados aos fins de semana, feriados ou férias.

Sendo assim, é necessário aproveitar todos os momentos possíveis para ter um período de qualidade ao lado de quem se ama, estreitar laços e ter novas experiências. Tal fato é especialmente significativo para quem tem criança em casa, já que o relacionamento com os familiares e as memórias de infância são essenciais para a vida adulta.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura, entenda a importância de aproveitar o seu tempo com a família e veja dicas de como fazer isso!

Os benefícios de passar mais tempo com a família

Hoje em dia, é comum que os compromissos profissionais e com estudos ocupem quase todo o dia dos membros da família. Contudo, é fundamental reservar um período para conversar e trocar experiências com os outros moradores da casa, nem que seja durante o jantar ou café da manhã.

A atitude pode parecer simples, mas traz ganhos para todos. O relacionamento com pais, filhos e cônjuge traz bem-estar e pode ajudar a reduzir o estresse, entre outros benefícios.

Melhora a qualidade de vida

Os momentos de descontração ao lado da família são significativos para relaxar e para melhorar a qualidade de vida. E se isso envolver atividades ao ar livre e contato com a natureza será ainda mais vantajoso.

Aumenta os laços familiares

Experiências diversas, dentro e fora de casa, e os dias de lazer ao lado de quem se ama são essenciais para transmitir valores, fortalecer a amizade e a cumplicidade, transmitir segurança, entre outros pontos.

Contribui para o desenvolvimento infantil

Muitas crianças ficam horas no smartphone ou no videogame. Contudo, elas precisam de estímulos diversos para desenvolverem as suas habilidades psicomotoras. Por isso, é importante programar atividades variadas para fazer com elas.

Reduz o estresse

A rotina profissional, geralmente, é bastante desgastante. Sendo assim, é necessário reservar um tempo para curtir a família, se desligar do trabalho e realizar atividades de lazer. A atitude ajuda a aliviar o estresse e contribui para a saúde.

5 atividades para passar o tempo com a família

Há diversas atividades que podem ser positivas para quem deseja passar mais tempo com a família — uma sessão de filme ou uma tarde de jogos e brincadeiras com as crianças são algumas ideias para isso. Abaixo, separamos mais algumas sugestões.

1. Refeições em família

Reservar, pelo menos, uma refeição para fazer em família será significativo para colocar a conversa em dia e se aproximar dos entes queridos. Sendo assim, tente organizar a agenda para que todos consigam tomar café da manhã ou jantar juntos.

Incluir as crianças no preparo das refeições, mesmo que esporadicamente, também é uma boa solução. A dica nesse caso é pesquisar receitas e separar tarefas adequadas para a idade delas. Você pode preparar um suco, bolo ou salada de fruta, por exemplo, e colocar os pequenos para ajudarem na higienização dos alimentos e na mistura de ingredientes secos.

2. Viagens

Uma viagem em família é uma ótima estratégia para passar um tempo de qualidade ao lado de quem se ama. Além disso, a experiência contribui para desenvolver a criatividade, fazer amizades, conhecer novas culturas, entre outras vantagens.

Contudo, para que o passeio seja prazeroso, é fundamental organizá-lo com cuidado. Em uma viagem com crianças, por exemplo, é preciso escolher um destino adequado, além de optar por uma hospedagem com boa infraestrutura.

Se você gosta de praias, conhecer o litoral sul do Brasil pode ser uma excelente alternativa. Além de belas paisagens, a região conta com hospedagens variadas, opções de passeios, restaurantes, lojas, entre outros estabelecimentos.

Uma dica para garantir férias divertidas é montar um roteiro de viagem. Dessa forma, você consegue conhecer os principais pontos turísticos do destino e ainda pode programar atividades e locais específicos para ir com criançada. Assim, todos aproveitam a viagem.

Outra atitude relevante é escolher a hospedagem com atenção. Se possível, dê preferência por um estabelecimento que ofereça área de lazer com piscina, quadras, espaço kids etc. Além disso, a infraestrutura dos cômodos, a acessibilidade e a segurança são pontos que precisam ser avaliados.

3. Passeios de fim de semana

Os passeios de fim de semana também são perfeitos para passar um tempo com a família. Você pode planejar viagens curtas, curtir um dia de sol no parque, visitar museus, entre outras ideias. Até a ida a um restaurante pode se tornar uma oportunidade para isso — alguns locais oferecem boas condições para as famílias, com menu infantil e área de recreação para entreter os pequenos.

4. Leitura

Nem todo o momento de descontração precisa ser feito fora de casa. Você pode aproveitar a hora antes de dormir para ler com os seus filhos, por exemplo. Além de ajudar a relaxá-los, a atividade aumenta o contato familiar, contribui para a criatividade deles, entre outros benefícios. Sendo assim, mesmo com a rotina corrida, vale a pena programar um período para se dedicar à leitura com a garotada.

5. Atividades manuais

Criança consegue se divertir com pouca coisa: uma caixa de papelão pode virar um carrinho, já uma garrafa pet pode se transformar em um foguete. Por isso, planeje atividades manuais para realizar com a família nos momentos de folga. Separe lápis, tintas, papéis coloridos e objetos recicláveis e deixe a imaginação fluir. Você também encontra diversas dicas pela internet de brinquedos que podem ser feitos com materiais recicláveis. É possível criar robôs, carros, aviões, jogos, boliche, entre outras ideias.

Não deixe que a rotina corrida atrapalhe momentos especiais ao lado de quem ama. Esperamos que as dicas do texto ajudem você a passar mais tempo com a família! Se o objetivo for fazer uma viagem, não se esqueça de selecionar um local com bom atendimento e infraestrutura para garantir a segurança de todos e não ter preocupações durante o passeio.